Música Gospel

A música gospel, (do inglês “gospel”, que significa “evangelho”) é um gênero musical que contém mensagens bíblicas.

A música que fala sobre Deus sempre existiu na tradição dos hebreus (prova disto, é o livro de Salmos do antigo testamento onde encontramos canções do Rei Daví).

A partir de Jesus, a música gospel passou a conter mensagens do evangelho. Ou seja, é a música usada para expressar um sentimento religioso, uma crença, louvor, adoração ou agradecimento a Deus.

Música Gospel

O termo “gospel” foi usado pela primeira vez no Brasil nos anos 80, mas a música cristã protestante tem origens mais antigas, remontando ao final do século XIX e início do século XX, com a vinda de missionários estrangeiros, principalmente batistas e presbiterianos americanos.

As igrejas protestantes então adotaram muitos hinos de origem estrangeira, muitos deles com a influência americana do “gospel”.

A música Gospel no Brasil se popularizou no final da década de 80, quando entram em evidência ministérios de louvor como Koinonya, Katsbarnea, Voz da Verdade, Vencedores por Cristo, entre outros.

Ja na década de 90 de destacam os grandes grupos de louvor como Renascer, Praise e Diante do Trono.

Embora haja grupos em atividades desde o início dos anos 80, a música gospel é basicamente um fenômeno da década de 90.

No país, além do rock, assimilou inúmeros ritmos, como samba, sertanejo, axé, reggae, pop, dance, funk entre outros ritmos.

Ouçam Algumas Músicas Gospel de Sucesso Abaixo